Ensaiar ajuda a diminuir o medo de falar?

Ensaiar ajuda a diminuir o medo de falar?

Com o conhecimento do assunto e a pessoa afiada em pensar, sentir e agir positivamente, ensaiar é a próxima etapa, de grande importância na luta pelo enfrentamento! É a tal coisa, por mais que a gente conheça o assunto, sempre aparece aquela pergunta: por onde eu começo? E, em seguida, por onde eu vou? Não vale deixar para responder essas perguntas na hora da apresentação, não é mesmo? O pior é que isso acontece muito. Algumas pessoas preparam o trabalho, mas não ensaiam a sua fala. Eis aí um possível problema! Chegam na hora da apresentação sem saber muito bem como fazer com tanta informação! Não tem para onde: bate ou aumenta a insegurança! 

Assim, em um processo de “vou para frente e vou para trás”; ensaiar é a melhor solução para se descobrir o melhor caminho e a ordem em que os conteúdos devem ir aparecendo, de forma conectada. Porque, sabe como é, não dá para os assuntos “caírem de paraquedas”, digo, um aqui e outro acolá, à medida que a pessoa for lembrando. Sem falar nos “Tipo assim”, “Hummm, como é que eu digo”, “Eu sei, mas não sei como explicar”, “É.… assim… assim…”, entre outros; que podem aparecer um tanto de vezes. Sem ensaios, fica realmente difícil não embolar as ideias e, mais difícil ainda, é encarar os engraçadinhos da turma que ficam aguardando a chance para tirar onda! Não, mil vezes não, ninguém merece!

Então, se o seu medo é de passar esse vexame, tranquilize-se: para evitar esse constrangimento é que o ensaio é tão importante! Além de servir para encontrarmos o melhor caminho e a forma mais confortável de falar; depois de tantas repetições, vamos nos apoderando da nossa fala e nos sentindo mais firmes e seguros. Logo, respondendo à pergunta inicial, no alto do texto: ensaiar ajuda, mesmo, a reduzir o medo de falar! Sendo assim, potencialize os ensaios! Ensaie na frente do espelho, grave em áudio, filme, apresente-se para um amigo, parente ou aderente. 

Resumindo, em matéria de ensaiar, o que falta é disponibilizar tempo para isso; porque opções existem muitas! Portanto, crie oportunidades de ensaio, porque, assim, um errinho ou outro pode até aparecer na hora de sua apresentação – isso é muito natural e acontece com todos – mas, a grande fatia do bolo estará salva! Pode acreditar, vai dar certo!

Créditos da imagem: Designed by Freepik

Adrijane Amorim

Adrijane Alves de Amorim, sou fonoaudióloga e docente do Ensino Superior, com experiência de longa data, no que se refere à prevenção e intervenção dos distúrbios específicos da voz, fala, linguagem e motricidade oral, como no trato para o aperfeiçoamento da comunicação para fins profissionais, aqui destinada.

Deixe uma resposta

Fechar Menu